quinta-feira, 21 de abril de 2011

Coto Umbilical

Bom dia,
Nesse post vou falar sobre os cuidados com o coto umbilical (muitas mamães, quando se deparam com ele, ficam apavarodas). Normalmente, na própria maternidade você aprende como deve ser feita a limpeza em casa (sim nós vamos limpar e não fechar).
O cordão umbilical liga o bebê a mãe durante toda a gestação mas logo que o bebê nasce ele é cortado , acho que por isso a maioria das mães ficam assustadas (será que dói quando eu mexo? acredito que essa seja a maior dúvida entre as mamães...Já respondendo: Não, não dói...o bebê chora quando a gente limpa porque a temperatura do álcool incomoda...Ah, isso é pura verdade...no meu parto eu nem senti a anestesia, mas a temperatura do álcool...isso realmente me incomodou...loucura?? pode ser, mas foi o único incômodo que senti rs...Ainda bem!)

Como eu sou fã das referências (Afinal devemos dar crédito àqueles que produziram o conhecimento)
Fonte: Albert Einstein Sociedade Beneficiente Israelita Brasileira
Logo após o nascimento. o cordão umbilical é cortado e pinçado pelo obstetra e uma parte pequena (aproximadamente 3 cm) permanece no bebê, esse é chamado de coto umbilical.

"Em casa, alguns cuidados são necessários com o coto umbilical: a limpeza dele deve ser realizada após cada troca de fralda e após o banho, para evitar infecção. Essa limpeza não é dolorida, mas alguns bebês não gostam, por causa do contato com o líquido frio."

"Como fazer: lave as mãos antes de iniciar a limpeza do coto. Retire a fralda do bebê e umedeça as duas extremidades do ‘cotonete’ com álcool a 70%; então, passe -o na base do coto (entre o coto e a pele) com movimentos circulares. Utilize a quantidade de ‘cotonete’ necessária até que ele saia limpo. Após limpar a base, limpe o restante do coto umbilical. Não é recomendada a utilização de faixas, gazes, curativos oclusivos ou qualquer outro produto no coto. Caso haja presença de vermelhidão, na pele próxima ao coto, secreção ou mau cheiro, entre em contato com seu pediatra."

3 comentários:

  1. Adorei Rê, vc pode seguir essa linha mesmo para seu blog... Sabe colocar experiências suas com a Lalá e de enf. tbm!!!!
    Adorei!!! Grande Beijo Lili

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o geladinho do alcool, ai que chato! rs...
    To gostando de ver! O Blog esta ótimo, amiga!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Renata,
    Obrigada por atender os meus pedidos...
    bjs
    Lu
    www.lucienemazzini.blogspot.com

    ResponderExcluir